Como tornar um ambiente acessível?

O modo mais simples de proporcionar maior qualidade de vida, mesmo com as limitações, para pessoas com necessidades especiais é a readaptação de seu ambiente, seja em casa, no trabalho ou em qualquer ambiente público e privado, é necessário que se faça presente a acessibilidade. Por esta razão, a Direct Borrachas separou algumas dicas e informações que podem te ajudar a entender e por em prática todas as nossas dicas, assim, você mesmo vai aprender a tornar qualquer ambiente mais inclusivo.

NBR 9050

Para tornar um ambiente adaptado para pessoas com necessidades especiais, é necessário atender as normas técnicas NBR 9050 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) atualizadas.
A ABNT estabelece critérios e parâmetros técnicos aplicáveis a projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. É, por tanto, uma peça fundamental para dar o primeiro passo para a adequação correta de ambientes.
Clique aqui para fazer o download da norma atualizada.

ESPAÇO

Um ambiente acessível precisa ter espaços, menos obstáculos possíveis para uma melhor mobilidade e ergonomia. De acordo com a NBR 9050 para cadeirantes é necessário obter que a largura mínima para a transposição de obstáculos isolados com extensão acima de 0,40m deve ser de 0,90m e a largura máxima de 0,40 m deve ser de 0,80m.
As medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento também são importantes e devem seguir as seguintes medidas de acordo com o seu grau de rotação:
a) para rotação de 90° = 1,20 m x 1,20 m;
b) para rotação de 180° = 1,50 m x 1,20 m;
c) para rotação de 360° = diâmetro de 1,50 m.

Abaixo separamos algumas imagens para facilitar o entendimento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

SINALIZAÇÃO TÁTIL

Para que possamos nos deslocar até um determinado ambiente, contamos com o nosso campo de visão, em casos de locais públicos como universidades, shoppings e metrôs, existem as sinalizações de placas indicativas para facilitar a comunicação visual. No entanto, para as pessoas com deficiência visual ou de baixa visão um ambiente com a falta da sinalização tátil pode tornar-se um grande labirinto, para adaptar esses ambientes é necessário fazer o uso dos seguintes itens:

a) Piso Tátil: O piso tátil ou podotátil é disponibilizado nos modelos alerta e direcional que sinalizam percursos e obstáculos de áreas internas ou externas, como: escadas, corredores, portas de acesso, balcão de atendimento, telefones públicos, pontos de ônibus e outros. Esses pisos garantem maior autonomia e segurança na mobilidade do deficiente visual, é importante ressaltar que sua fabricação e instalação devem seguir as exigências da norma NBR 9050.
b)  Placas em Braille: As placas de sinalização em braille devem conter texto em alto relevo e o braille em concordância, para facilitar o entendimento, podem conter ainda os pictogramas em alto relevo com os símbolos internacionais estabelecidos pela NBR 9050, como: simbolo do cadeirante, masculino, feminino e entre outros.
c) Anel para Corrimão: Os anéis para corrimãos, são utilizados para sinalizar o início, meio e fim de escadas e rampas de acesso.
d) Batente para Corrimão/ Elevadores: assim como as placas em braille, os batentes também possuem braille em suas placas e são fixados diretamente no corrimão de escadas ou nas paredes dos pavimentos de prédios públicos e privados.

Na Direct Borrachas você encontra todos os itens mencionados nessa categoria em concordância com a nova NBR 9050. Confira abaixo as imagens de cada produto mencionado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

SANITÁRIOS

Um dos locais onde se faz necessário a segurança e a acessibilidade é o banheiro, pois é um dos locais onde acontecem mais acidentes por falta de itens que facilitam e previnem quedas e escorregões de pessoas com necessidades especias.
Por isso, para garantir a segurança, acessibilidade e autonomia de deficientes ou idosos com mobilidade reduzida, a instalação de barras de apoio é essencial, podendo ser instaladas as barras retas e as barras em L para box; barras articuladas e barras retas sobre a área do vaso sanitário; e as barras em U para o lavatório.

Outros itens recomendáveis para um banheiro acessível é a instalação de: bancos articulados no box, para auxiliar quem não consegue tomar banho de pé; espelhos inclinados, para adaptar a visão de pessoas com posições e estaturas mais baixas; toneira alavanca, para garantir facilidade em seu acionamento; alarme audiovisual com uma ou duas botoeiras instaladas à 40/ 50 cm do chão, para facilitar seu acionamento em casos de quedas e acidentes, disparando automaticamente um sinalizador sonoro e visual (tipo pisca-pisca) ao lado de fora do banheiro.

Separamos os itens sitados para adaptação de sanitários que você encontra na Direct Borrachas. Confira:

Este slideshow necessita de JavaScript.

PISO

Outras mudanças recomendáveis é a adequação do piso, para facilitar o deslocamento do deficiente ou a pessoa com mobilidade reduzida, o ideal é que o chão esteja bem nivelado, livres de buracos e rachaduras profundas que possam acidentar a pessoa com necessidades especias; para áreas internas é aconselhável fazer o uso de piso e revestimentos antiderrapantes, como por exemplo, pisos de borrachas e pisos vinílicos. Tente também substituir desníveis e degraus substituindo por rampas com inclinações que estejam em concordância com a NBR 9050.
Além disso, é importante sinalizar e preparar os degraus de escadas com faixas antiderrapantes e fitas fotoluminescentes, para garantir um fluxo mais seguro e acessível.

Para facilitar o reconhecimento dos itens mencionados, separamos algumas imagens dos produtos que também podem ser encontrados na Direct Borrachas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Seguindo as dicas da Direct Borrachas e as normas da NBR 9050, você consegue adaptar o seu ambiente de forma correta, garantindo a acessibilidade e inclusão para todos.

E você, conhece mais alguma dica sobre adaptação de ambientes que gostaria de compartilhar? Então compartilhe com a gente nos comentários.

Todos os produtos mencionados nesse post podem ser adquiridos na Direct Borrachas através do vendas@directborrachas.com.br ou pelo 11 2011-9058.

Conheça mais em: http://www.directborrachas.com.br

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Daiane disse:

    Ótimas dicas!! Sou estudante de arquitetura e essa publicação me ajudou muito!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Maria L. disse:

    Legal! Poucos lembram de indicar os pisos antiderrapantes. Mais acessibilidade e segurança. Gostei muito!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s